30 janeiro, 2009

Está explicado...

Fundef e Fundeb
Ex-prefeito do PI é preso pela PF por fraude na educação
Publicada em 29/01/2009 às 17h27

Efrém Ribeiro



TERESINA - A Polícia Federal (PF) do Piauí deflagrou nesta quinta-feira a Operação Harpia, em Cocal (268 km de Teresina), na região norte do Piauí, e prendeu políticos locais. O superintendente regional da PF do Piauí, Nelson Estevam de Andrade, informou que a operação consistiu em buscas em sete endereços diferentes de Cocal, além das prisões preventivas do ex-prefeito do município José Maria Monção e de seu ex-assessor Francisco Tadeu.
Segundo Andrade, as diligências estão relacionadas a uma apuração criminal sobre desvio de verbas públicas nas áreas de educação, sobre a a qual foi decretado segredo de justiça.
A investigação, solicitada pela Procuradoria da República no Piauí, apura desvio de cerca de R$ 2,6 milhões do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e Fundef (Fundo de Desenvolvimento de Educação Fundamental e Valorização do Magistério) quando era prefeito de Cocal, cargo do qual foi afastado pela Justiça Federal no ano passado por determinação da Justiça Federal, antes do fim de seu mandato.
As buscas domiciliares e as prisões preventivas e temporárias de José Maria Monção e Francisco Tadeu foram autorizadas pelo desembargador Mário César Ribeiro do Tribunal Regional Federal da 1 ª Região, em Brasília.
Os presos foram conduzidos para a Superintendência Regional da Polícia Federal, em Teresina, e serão transferidos para presídios comuns.
Mais de 262 funcionários da Prefeitura de Cocal foram ouvidos pela Polícia Federal. Os depoimentos fazem parte do inquérito policial que investiga o desvio de R$ 2,6 milhões do Fundeb e Fundef.
Continue a leitura em:http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/01/29/ex-prefeito-do-pi-preso-pela-pf-por-fraude-na-educacao-754195847.asp

Nenhum comentário: