Na região norte, três Estados obtiveram resultados aquém do projetado pelo MEC nos anos finais do ensino fundamental. Já o melhor resultado relativo foi do Mato Grosso. E, no ensino médio, Roraima, Piauí, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro não alcançaram suas metas de 2009.
Visualise os gráficos: ESTADÃO: o desempenho dos alunos brasileiros em 2009
No dia 01 de julho de 2010, o mesmo jornal já havia publicado a matéria dizendo que o "País avança no ensino fundamental e estaciona no médio." Conforme o índice da educação básica que foi divulgado pelo MEC em Brasília.
Leia a notícia na íntregra aqui.
O que eu posso dizer enquanto Educadora é tudo muito pouco e que há muito que se fazer; sobretudo no que diz respeito a valorização do professor e condições de trabalho. Digo e repito sempre: há que se gastar dinheiro com a Educação - sem economia, sem desvios de verbas. Enquanto isto não for prioridade, estaremos num patamar muito baixo e as conquistas serão gotas num oceano de dificuldades. Gotas preciosas, claro! Há muita coisa boa acontecendo nas salas de aula por "obra e graça" do professor dedicado e que leva sua profissão a sério, se envolvendo em todo um processo pedagógico trabalhoso que começa com o planejamento de suas ações, traçando objetivos. Professor sério não "improvisa" uma aula. Ele se prepara para possíveis situações que possam surgir. E, são estes, os verdadeiros "heróis e heroínas" anônimos de nossa sociedade, que lidam com todo o reflexo desta em sua sala de aula e dão conta do recado.
4 comentários:
Taninha,
Ótima reflexão a sua, o que demonstra uma educadora consciente e preocupada com a educação.
Essa semana assisti uma palestra com o filósofo e educador Mário Sérgio Cortela, que falou durante duas horas para uma platéia de cerca de 300 professores. Ele conseguiu prender a atenção de todos durante todo o tempo e lembrou que a profissão de educador, apesar das dificuldades existentes, é uma em que o educador é reconhecido e chamado na rua: -professor..., diz o aluno.
Cortela disse também existe grande defasagem entre professor, escola e aluno.
Ele exortou os novos professores a se distanciarem dos professores "velhos"; mas se aproximarem e seguirem professores idosos, pois os velhos são aqueles "mornos", que não veem a hora passar, enquanto existem muitos professores idosos que continuam a trabalhar, apesar de toda dificuldade existente no setor.
Grande abraço e parabéns !!!
Obrigada pelo comentário, Ka.
Gde abraço pra você também.
TANINHA, QUERIDA TANINHA, VOCÊ É PERTINENTE, CORRETA.
NÃO FALO DO POST PORQUE NÃO TENHO MORAL PARA ISSO. TIVE BONS COLÉGIOS A MEU DISPÔR, E NÃO ESTUDEI POR VAGABUNDAGEM MESMO.
MAS TIVE SAUDADES E VIM AQUI.
BEIJOS.
Well!!
Que bom você por aqui, meu querido!
Esteja por perto! Bjs!
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