09 fevereiro, 2011

Energia Elétrica

Imagem disponível no Google



Saberia alguém neste país, que esteja ou esteve diretamente envolvido no setor de energia elétrica, explicar "tim tim por tim tim" o motivo de tantos apagões em curto espaço de tempo aqui no Brasil?

O que nós consumidores sabemos é que pagamos impostos altíssimos por tudo e, principalmente, por direito a energia. Passamos o verão a restringir o uso do ar condicionado, por exemplo. Algo que inclusive afeta a nossa saúde, pois o calor muitas vezes é literalmente de matar... E olha que nosso País é privilegiado em relação aos recursos hídricos naturais e temos sobre a nossa geração de energia a dmiração de muitos mundo afora - cá pra nós:  mesmo com lugares no mapa do Brasil sem este serviço tão básico...

Enfim,  o que ocorre no tramite entre a fortuna que sai de nossos bolsos e a qualidade do serviço? Pergunta comum, sim, mas uma boa pergunta ainda sem resposta clara e convincente.

Ah, sim; precisa mesmo ser tão caro?





"Especialistas analisam a crise no sistema de transmissão de energia elétrica brasileiro - Programa "entre aspas" - Globo News"





6 comentários:

KA disse...

Taninha,
A qualidade dos serviços públicos em relação ao que pagamos é péssima. Em todos setores. Veja: transporte coletivo, telefonia móvel, uma das mais caras do mundo e nem sempre funciona....
Enquanto isso é discutido o aumento do salário mínimo, um valor que significa apenas 4 (quatro) paezinhos diários, ao passo que seria mais interessante, dar serviço público de qualidade para a população.

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

NÃO HÁ APAGÃO NESSE GOVERNO, QUERIDA TÂNIA, ISSO É COISA DE FHC. NO GOVERNO LULA NÃO!
NOVE ANOS DE PROGESSO ININTERRUPTO, CRESCEMOS TANTO, MAS TANTO, QUE DILMA-LULA, ACHAM QUE NINGUÉM VIVE DE SALÁRIO MÍNIMO, PARA QUÊ AUMENTÂ-LO?
SE EU NÃO SOU DOIDO, E CREIO QUE NÃO SOU, A CADA ANO O PT PEDIA QUE O SALÁRIO MÍNIMO DOBRASSE, FAZIA PALHAÇADAS ( O NOME É ESSE MESMO) PARA DOBRAR O MÍNIMO.
CHICO BUARQUE, RESOLVEU DIZER QUE SEM FHC, O BRASIL NÃO TERIA MELHORADO O QUE MELHOROU. SEM FHC O BRASILEIRO NÃO PODERIA TER UMA ECONOMIA ESTABILIZADA, SEM INFLAÇÃO. COM INFLAÇÃO, LULA NÃO PODERIA CONTINUAR O GOVERNO ANTERIOR, TERIA DE ESTANCAR A SANGRIA. LULA COM SUA GENIALIDADE DE BOTEQUIM CONSEGUIRIA?
BOM, ELE FOI CONTAR O PLANO REAL, SEM O QUAL NÃO TERIA A QUEM COPIAR, A QUEM SEGUIR.
HOUVE APAGÃO NO GOVERNO FHC SIM. MAS ERA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, UM HOMEM DE FATO. QUE FOI A TELEVISÃO RECONHECEU ERROS, PEDIU COMPREENSÃO, E DISSE QUE HAVERIA RACIONAMENTO. O GOVERNO ATUAL NÃO. NEGA O APAGÃO.
A TELEFONIA CELULAR É CARA?
ANTES DE FHC NÃO EXISTIA. ORA, SE O SUJEITO NÃO QUER PAGAR NÃO PRECISA USAR, É UMA OPÇÃO. MAIS SE ESTÁ CARA(E ESTA) SE DEVE MUITO MAIS A LULA DO QUE A FHC. MELHOR, LULA É UM CULPADO ÚNICO. RECORDAR É VIVER. QUANDO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA, NOSSO EX, EMPOLGADO PELO FATO DE A ANTIGA TELEMAR TER DADO 7.000.000,00 PARA SEU QUERIDO FILHO MONTAR UMA EMPRESA QUE É UM FENÔMENO, ASSINOU UM DECRETO PERMITINDO FUSÃO DE EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES.
O PT FEZ UM ESTRAGO GRANDE, O GRANDE EMBUSTEIRO SAIU, MAS O SEU LEGADO FICARÁ. E VENDO CHICO BUARQUE BEIJANDO A CRUZ, RECONHECENDO QUE SEM FHC A O COISA ESTARIA PRETA, ME VEM A CONVICÇÃO DO JÁ SABIDO. LULA FOI UMA PIADA QUE CUSTOU CARO , FHC FOI NO MÍNIMO UM DOS TRÊS MAIORES PRESIDENTES DA HISTÓRIA DESTE PAÍS (SEM "z")

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

IMPERTINÊNCIA, TEU NOME É WELLINGTON!

MAS TÁ MAIS DO QUE NA HORA DE RECONHECER MÉRITOS, OU NÃO. FHC ERROU EM ALGUMAS COISAS, MAS ACERTOU NO GERAL. CONTROLOU UMA INFLAÇÃO DE DÉCADAS, FEZ MUITA COISA NAS ÁREA SOCIAL, SIM. NÃO SOU EU QUE "ACHO" ISSO, SÃO OS NÚMEROS (DO IBGE), SÃO FATOS. LULA MENTIU E TORROU UMA GRANA COM PROPAGANDA NUNCA GASTA ANTES NA "HISTÓRIA DESTE PAIZ" (COM "Z")

Tania disse...

Oi, Ka!

Está mesmo "tudo pela hora da morte" - como dizia a minha querida e inesquecível avó...

Um salário mínimo de quinhentos e poucos reais "para suprir as despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência" - como diz a lei - é piada; é muita injustiça social.

Como você disse, os serviços são caros e ruins. Sobre a energia elétrica a questão é absurda. O pior é que muitos ainda se beneficiam dos famosos "gatos" e, é óbvio, quem paga esse prejuizo são os consumidores honestos.

Tania disse...

Oi, Well!

Pois é... Desde FHC acontecem os "apagões". Mas o que me causa mais indignação é saber que há no setor de energia elétrica - assim como em outros muitos setores públicos - pessoas nao merecedoras dos cargos que ocupam e só estão em seus cargos
por "apadrinhamento". Isto é sério. Muito sério. Quando essa questão terá fim?

A má notícia é que a coisa tende a piorar; pois o país está em pleno crescimento/desenvolvimento e as políticas públicas não acompanham estes passos. Estão paradas no tempo.

Enfim, pelo que sabemos através das diferentes mídias, outros apagões virão. Falta competência, organização e planejamento para gerir os generosos recursos que saem de nossos bolsos. Em contrapartida, pelo que parece, sobra "politização" e, também, "mumificação" - em plena democracia do sec. XXI.

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

NÃO IDOLATRO NINGUÉM, MAS SOU JUSTO, OU TENTO SER. NO GOVERNO FHC NÃO CHOVEU O TANTO QUE CHOVEU NO DE LULA, NEM EM ÁGUA NEM EM DINHEIRO PARA ENVESTIR. LULA TEVE GRANA E MERCADO FAVORÁVEL POR PELO MENOS 6 ANOS DOS 8 EM QUE GOVERNOU. O QUE ELE FEZ NO BRASIL FOI DESTRUIDOR, COLOCOU A PTZADA TODA, CRIOU QUASE 250.000 CARGOS DE CONFIANÇA, LOTEOU EMPRESAS, AGÊNCIAS REGULADORAS, FUNASA, FURNAS, ANVISA, VIRARAM OBJETO DE BARGANHA, DE SAFADESA DA GROSSA. NÃO SE TRATA DE JUSTIFICAR TUDO QUE FHC FEZ, MAS DE DIZER, BERRAR: SE O BRASIL DEPENDESSE DE LULA PARA CONTROLAR A INFLAÇÃO SERIA UM PAÍS ENTRE OS MAIS MISERÁVEIS DO MUNDO. INVESTIR EM ÁREAS SOCIAIS NÃO SE FAZ POR VONTADE, SE FAZ COM RECURSOS, QUEM POSSIBILITOU O INVESTIMENTO FOI O DESENVOLVIMENTO GERADO PELO CONTROLE DA INFLAÇÃO.
LOTEAR EMPRESAS E ORGÃOS PÚBLICOS, DAR PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS A "BISPOS" E FILHOS, VER UM FILHO MONTAR UMA EMPRESA E IMEDIATAMENTE OUTR A EMPRESA GIGANTE APORTAR 7 MILHÕES NELA, VENDO DEPOIS DISSO UM DECRETO SER ASSINADO PELO PRESIDENTE-PAI, PERMITINDO A FUSÃO DE EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES, VER A VELHA TURMA DE VOLTA AO PARTIDÃO, SORRINDO E DANDO ENTREVISTA (FALO DA TURMA DO MENSALÃO)SABER QUE NÃO HOUVE PAGAMENTO DE DÍVIDA EXTERNA NENHUMA, MAS NINGUÉM FALA NADA. VER PIADAS COMO "MINHA CASA, MINHA VIDA", PAC, PAC2, VER O PT PREGAR UM SOCIALISMO RIDÍCULO E AGIR COM OBSERVAÇÃO TOTAL A POLÍTICA DE FHC, COLOCANDO COMO DIABO A QUEM CULTUA, ASSISTIR A PALHAÇADA DE JORNALISTAS COMO LUIS NASSIF, PAULO HENRIQUE AMORIM, FLANKLIN MARTINS, VER O ROMBO DEIXADO PELO EX QUE A ATUAL QER TAPAR COM NÃO AUMENTO DO MÍNIMO,, VER O CARA DIZER QUE O AUMENTO DE SALÁRIO DE SÃO PAULO SE DEVE A DEMAGOGIA, VER LULA COM SUAS FRASES CRETINAS, QUERENDO SE PASSAR PELO QUE NÃO É, VISTO QUE JÁ TEM VASTANTE GRANA, E HÁ MUITO TEMPO, VENDO QUE EU NÃO COLOQUEI NENHUM PONTO E VÍRGULA ONDE DEVERIA E NÃO VOU COLOCAR NEM MORTO, VENDO QUE OUTRO DIA, AI ASSISTIR A UM VÍDEO ONDE LULA CHORAVA POR TER TIRADO MUITOS MILHÕES DE POBRES DA MISÉRIA, E EU CHOREI POR ISSO, VENDO QUE NO FUNDO, LÁ NO FUNDINHO DO MEU CORAÇÃO, NÃO ODEIO LULA, MAS TENHO CIÚMES DO NÃO RECONHECIMENTO (DEVID0) A FHC.
SEMPRE FUI REFRATÁRIO À POESIA DE DRUMMOND, PORQUE DIZIAM QUE ELE FOI O "MAIOR POETA BRASILEIRO", ISSO ME FAZ FICAR COM CIÚMES DE JOÃO CABRAL E XINGAR O MINEIRO.
VENDO ESSAS BOBAGENS QUE ESCREVO, E QUE NÃO FALTE ENERGIA, PORQUE O LUGAR ONDE MORO É MAIS QUENTE QUE O INFERNO, CHEGO A CONCLUSÃO SEGUINTE:
VOU DORMIR QUE MEU MAL É SONO.

BJS